top of page

O Poder Das Emoções Nas Mídias Sociais

Falar em Mídias Sociais é falar intrinsecamente sobre emoções humanas. O Marketing contemporâneo abraça os sentimentos individuais como válvula propulsora e fundamental na criação de campanhas elaboradas e envolventes. Sem emoções humanas, as Mídias Sociais não teriam o impacto profundo que têm hoje, como ferramentas de divulgação e publicidade.


As Mídias Sociais nos permitem criar relacionamentos com Marcas, Empresas e outras pessoas, sobre as quais podemos opinar em muitos níveis, participando ativamente do processo de crescimento, amadurecimento e aprimoramento de produtos e serviços.


Uma campanha que se alicerça, de forma consciente e deliberada, em uma emoção humana específica, terá chances efetivas de atingir o público-alvo e conquistar seus clientes de maneira sedutora.


Vamos falar sobre algumas emoções valiosas que podem ser facilmente trabalhadas em suas campanhas nas Mídias Sociais. Lembre-se que a ideia é sempre incentivar seu público a clicar no botão “compartilhar”; e isso é feito através de uma emoção poderosa, escolhida especialmente para isso.



ALEGRIA


A primeira emoção significativa é a “Alegria”. Essa emoção pode ser considerada uma disparador universal que une a todos os seres humanos. A alegria pode estar em um abraço entre mãe e filhos, em uma tarde passada entre amigos, ou em uma noite romântica entre duas pessoas que se amam. A alegria é um sentimento de compartilhamento único que todo ser humano busca sentir. Essa emoção pode criar um vínculo forte entre a Marca e seus consumidores. Se suas campanhas trabalharem com essa emoção, e incorporarem em seu público-alvo a sensação de estarem alegres através de seu produto ou serviço e de suas próprias campanhas, certamente, você já cativou clientes.


ORGULHO


O orgulho é a segunda maior emoção humana intensamente trabalhada nas Mídias Sociais. As fotos estilo “selfie” apresentam todo tipo de elementos envolvidos em vaidade. Lugares, restaurantes, viagens, todas as fotos sempre apresentam o lado de alegria (a outra emoção humana profunda!), de realização, de se estar vivendo a vida perfeita.


O orgulho também trabalha o gatilho mental “Prova Social”, onde ter um certo produto ou usar um determinado serviço é sinônimo de pertencer à um determinado grupo especial. Trabalhar o orgulho do consumidor no sentido de que sua Marca transforma seu cliente em parte de um grupo especial de pessoas, é extremamente eficiente para criar uma personalidade robusta e diferenciada para o seu negócio nas Mídias Sociais.


(Veja meu video sobre “Gatilhos Mentais” em http://bit.ly/ConverseYT_Gatilhos)


RAIVA


O sentimento de raiva ou frustração pode ser considerado difícil de ser trabalhado, ou até causar entranheza se colocado como uma emoção que pode ser aplicada em campanhas nas Mídias Sociais. Entretanto, basta lembrar que o ser humano, de forma inerente e impulsiva, busca soluções imediatas para qualquer sentimento frustrante ou de injustiça que esteja sentindo. Basta analisarmos as calorosas trocas de comentários entre pessoas de partidos politicos diferentes, ou o tempo que se gasta para defender seu ponto de vista em um determinada questão polêmica. A raiva é, sem dúvida, uma poderosa ferramenta emocional


A raiva é um sentimento de forte impacto, e se bem conduzido, pode criar um elo profundo entre a empresa e seu público-alvo, principalmente se através dela sua Marca apresenta a solução para o problema que a causou.


Pense num pneu furado no meio da estrada, no seu celular sem sinal, em um jantar que acabou queimando. Todas essas situações são conduzidas para a raiva ou para a frustração. Se uma campanha apresenta um produto ou serviço como solução para qualquer desses problemas, a Marca soube trabalhar muito bem com essa emoção.


MEDO


Outra emoção muito poderosa é o medo. Ele existe como basilar instinto humano e se desenvolveu em um tempo em que perigos eram reais e podiam colocar em risco a vida ou a integridade física do ser humano.


Atualmente, essa emoção trabalha com a sensação de perda, de julgamentos, da rejeição, do fracasso. O medo pode nos dominar e nos paralisar, mesmo que o perigo seja irreal ou sem sentido.


Essa emoção pode ser trabalhada com os gatilhos mentais de escassez e urgência. E você pode criar em seu público um receio de “perder” a sua maravilhosa promoção ou a vaga no seu webinar especial. Esse sentimento deve ser trabalhado de forma velada e sutil. O seu público deve perceber em seu negócio algo tão valioso, que o “medo” de perder uma oportunidade de particiar ou adquirir passa a ser parte do seu Marketing.


PERTENCIMENTO



É a sensação que o ser humano tem de fazer parte de um grupo ou de uma comunidade. Esse sentimento trabalha a coletividade com símbolos expressados através de valores e aspirações. Tem forte domínio em termos de grupo social, quando o comportamento de uma pessoa passa a influenciar ou guiar o comportamento de outra.

Quem trabalha muito bem esse sentimento em seu Marketing, é a empresa Apple. Todas as suas campanhas são criadas sobre a premissa de que seus clientes fazem parte de um “grupo especial e diferenciado” de consumidores.


Ao trabalhar o Marketing, conduzindo o cliente para esse sentimento de “pertencer” a algo realmente valioso, você fortalece a Marca no mercado e envolve seu consumidor em mais uma emoção poderosa. Exemplo : Campanha da Chevrolet em 2016 que usou emotions!



Busque trabalhar várias emoções conjuntas em suas campanhas. Através de sentimentos autênticos, você cria uma conexão especial com seu público, cativa e fideliza clientes.


Blogueira no Converse Com. Mora nos EUA. Brand Specialist and Conceptual Designer

. Vegan. Blogger. Passionate about art, animals and books.




bottom of page