top of page

Será que a CRISE é o seu principal problema?

Vemos muitos casos de empreendedores desistindo ou reclamando que a CRISE é um grande problema e que não vende por causa dela. Ok, mas será mesmo que a CRISE é o principal problema? Será que estamos fazendo tudo certinho e o mundo está contra nós? No meu ponto de vista como empreendedora e consultora na área de Marketing, a CRISE não é nosso principal problema, apesar de ter um grande impacto sim. A maioria dos empreendedores tem muito boa vontade de vender, crescer, contratar, mas poucas atitudes estratégicas para tais consequências.

Pensa comigo! Você conhece realmente seu público, faixa etária, o que gostam de fazer, quais formas de comunicação eles mais usam, o que os atrai para aquele determinado tipo de serviço, onde moram, o que gostam de fazer nos momentos livres, qual sua prioridade de compra para o produto e ou serviço no qual está vendendo, entre muitas outras perguntas? Conhecer e definir seu público é a primeira ação a ser tomada, mesmo que sua empresa já esteja há anos no mercado ou esteja entrando agora no meio. O público é o centro e o início de TUDO, pois somente o conhecendo, você saberá onde encontrá-lo com a sua divulgação, qual conteúdo ele terá interesse em ouvir e ler e como encantá-lo para que ele se identifique com sua marca e comece a ter interesse pelos seus produtos e ou serviços. Sim, vender não vai ser fácil, neste processo do cliente conhecer a marca e se encantar por ela, será realizado muito trabalho pelo empreendedor ou consultor e marca. Mas no fim de tudo vai valer a pena, tenha certeza.

E o concorrente?! Esses é o segundo passo para o sucesso. Conhecer seus concorrentes, suas práticas, conteúdos, meios de comunicação, boas práticas em serviços e tudo que puder lhe dar uma base para saber o que pode continuar sendo feito pela sua empresa e o que precisa ser melhorado. Principalmente na CRISE! E não venha com (Já conheço meus concorrente), para tudo, começa do zero porque está muito enganado. Hoje, principalmente com a CRISE mesmo, cada vez tem mais pessoas investindo e empreendendo, seja por vontade, talento ou necessidade e falta de opção. Então que quando pensar que tem apenas dois concorrentes, pode ter muito mais. Fique atento a tudo e sempre. Não vou mentir dizendo que é fácil conhecer os concorrentes, pois não é tão fácil assim. Precisa ter muita inteligência estratégica para conhecer a fundo o que seu concorrente realmente está fazendo melhor que você. E não, não é rápido, demoram horas e horas pesquisando a fundo tudo que é necessário para se tornar o melhor. Existem diversos consultores especializados em pesquisa de mercado e análise de concorrentes e talvez seja uma opção mais viável e inteligente!


Analisar as forças e fraquezas internas da empresa e as oportunidade e ameaças do mercado também são de extrema importância. Muitas vezes os empreendedores não sabem suas próprias fraquezas e reclamam que não vendem por causa da CRISE. Muitas vezes o próprio funcionário sabota a empresa com atendimentos péssimos e educação zero. Podem ser porque estão desmotivados, porque realmente só pensam no salário no final do mês e em encontrar outra oportunidade ou porque são desvalorizados pelos gestores da empresa. Não importa aqui o que realmente tem que ser feito, mas dar um ponto de partida nestas análises e se preciso for, utilize questionários, conversas pessoais, tirar um tempo para relaxar e pensar em você e o que você pode fazer para melhorar sua empresa. As oportunidades também são importantes e essenciais para até mesmo, descobrir novas opções de serviços e ou produtos para sua marca e como consequência pode se conquistar novas vendas na CRISE e ou prestação de serviços. Um método que usamos bastante se chama Análise SWOT e mesmo que não seja um expert, você pode e deve pelo menos iniciar estas análises!

Ao final de todo esse conhecimento adquirido nestas pesquisas, o ideal é fazer um plano de ação e colocar tudo que acha que seja importante mudar ou implementar na empresa, montando em uma planilha de excel, fica fácil descrever o que será feito, quem será o responsável, como será feito e qual o prazo. Você pode atuar imediatamente na CRISE nas ações que determinar mais urgentes e deixar algumas para depois, mas o ideal é que todo o plano de ação seja concluído em no máximo 90 dias, para que não fique muito fora da realidade atual da empresa.

Bom, podemos sim, culpar a CRISE por inúmeros problemas e dificuldades, apenas se fizermos nossa parte como empreendedor. Se tem alguma dificuldade como falta de tempo, urgência nas análises, necessidades específicas entre outros, a melhor opção é contratar um especialista, ou seja, consultores que farão esta análise para você.


Se já fez tudo isso e ainda continua com dificuldades em vender e encantar seus clientes, deixe um comentário (EU QUERO) e o seu e-mail no campo de comentários para que eu possa te enviar DICAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES! Obrigada pelo seu precioso tempo! Abraços!


Myriam Valverde Netto Guedes

Empreendedora e adora incentivar e orientar outras pessoas a empreenderem também!












bottom of page