top of page

Storytelling: Faça seu cliente se apaixonar por sua Marca!

Desde a nossa tenra infância, adoramos ouvir histórias. Sejam reais, fictícias ou conto de fadas, todos nós temos uma atração básica sobre elas. Através de livros, filmes, seriados; consumimos um número enorme de histórias. Elas despertam os mais variados sentimentos, e com eles refletimos, nos encantamos e nos percebemos.


A sua marca pode se utilizar da influência de sua própria história pessoal para conquistar seu público e fidelizar seus clientes. No Marketing Emocional, essa ferramenta chama-se Storytelling. Talvez você ainda não saiba, mas ele é uma poderosa influência para o reforço da sua marca.



Fundamentos do Storytelling


Storytelling é uma palavra em inglês que significa narrativa, a capacidade de contar histórias relevantes.


Contar a história da sua marca pode ser um dos principais componentes do seu Marketing de Conteúdo. Através da sua história você cria um vínculo pessoal com o seu consumidor, trazendo para ele uma experiência única em relação a sua marca. No entanto, para que você inspire essa relação, sua história deve ser autêntica, criativa e entusiasmada.


Uma história bem contada e envolvente pode despertar no público uma percepção poderosa sobre a sua marca. O Storytelling estimula no cliente uma experiência humana tocante e inesquecível, transformando essa experiência em uma ligação especial com o produto que ele está consumindo.


A comunicação faz parte da nossa humanidade, da forma como vivemos em sociedade e evoluímos. Através da comunicação transmitimos conhecimento e nos orientamos em relação ao mundo ao nosso redor. O Marketing Emocional se apodera da comunicação de forma singular, trazendo uma ligação afetuosa, e especial do consumidor com as marcas que consome, através do Storytelling.



Ao contar sua história você deve criar um elo emocional, por meio de sua personalidade, de sua voz, baseando-se no contexto criativo que o levou a oferecer seu produto ou serviço. Você deve mostrar para o seu público no que sua marca difere de outras da mesma categoria e atividade. Sua história deve elencar todas as características especias do seu negócio, e trazer para o seu público sentimentos como curiosidade, alegria, compaixão e empatia. Sua história pode envolver a história de seus clientes e a narrativa passa a se conectar, a nível emocional, com aqueles que consomem seus produtos ou usam seus serviços; e através disso você gerar uma ligação profunda com seu consumidor, criando um elo especial e definitivo com seu público.


Storytelling é sobre os sentimentos que você desperta em seu público, sobre a atração pela sua marca, sobre as necessidades emocionais que seu produto supre. É como seu consumidor passa a enxergar sua marca depois de conhecer sua história.

Flávia Barbieri

Especializada em Branding, Imagens Estratégicas, Webdesign

e Mídias Sociais integradas com Marketing Emocional.


bottom of page