top of page

Marketing Pessoal - Dicas para o sucesso

Você é daquelas pessoas que não se preocupa muito com a aparência? Pois deveria! Hoje o nosso assunto é sobre Marketing Pessoal, como se vestir no ambiente de trabalho e para ser um empreendedor de sucesso. Para começar vamos definir o termo. O marketing pessoal é o conjunto de atitudes que um profissional pode aprender para saber “vender” sua imagem. Na verdade, acho que seria o primeiro passo de quem realmente quer ser um empreendedor de sucesso, pois não se fazem parcerias e vendas para uma empresa sem saber se posicionar tanto no comportamento, quanto na vestimenta. Sabemos que a moda é exposta em vários blogs e canais digitais, porém, precisamos saber o que é adequado para ser usado e o que podemos deixar para usar em momentos de descontração com amigos.

Muitas pessoas acham que o que importa é o intelecto e que o exterior não vai passar a imagem certa se você se preocupar demais com a aparência. O que essas pessoas não sabem é que esse tipo de pensamento está completamente ultrapassado!Hoje em dia a nossa aparência tem um peso muito grande em tudo que fazemos e na hora de se apresentar no ambiente empreendedor não vai ser diferente! Ela está diretamente ligada ao marketing pessoal (sim isso existe!) e é através dele que você se “vende”, ou seja, vende seu trabalho! Você é sua melhor marca!


Aí vão algumas dicas de como se vestir de forma fashion, porém adequado no ambiente de trabalho:


Dica número 1: Não se vestir de forma vulgar


Muitas pessoas (e aqui o foco é nas mulheres principalmente) usam algumas roupas mais ousadas. O que não há nada de errado desde que não seja no ambiente empresarial!Lembre-se que há certas regras de etiqueta que devem ser seguidas e decotes, roupas curtas ou muito justas podem ir contra às normas da empresa, como também constranger algum(a) colega. Mesmo que não trabalhe em uma empresa propriamente dita, procure se vestir adequadamente. Se você é caixa de uma padaria ao lado da sua casa, trabalho em um empreendimento seu ou de pessoa conhecida evite ir de chinelos, roupas curtas e cabelo despenteado. Pense que você terá contato com várias pessoas no dia-a-dia e ali pode surgir uma grande oportunidade! Nunca se sabe! Quando se trabalha em coworking e ou home office a preocupação precisa ser a mesma, principalmente quando se é empreendedor, pois a qualquer momento e em qualquer lugar pode surgir a possibilidade de um novo cliente e com certeza a aparência irá contar e muito no primeiro contato!

Para os homens também fica a dica de não usar calças de moletom, calças muito baixas, chinelos, camisetas, boné e acessórios em geral que não combinem com o momento!

Dica número 2: Seja discreto


Não é que você precise usar só as cores básicas como preto, branco e cinza. A dica aqui é não se vestir como se fosse para o carnaval! O mix de cores, quando bem escolhido é interessante para network, reuniões durante o dia e prospecção de novos clientes. A calça de alfaiataria, seja básica, pantalona ou cigarrete também combina bastante com os novos empreendedores. Blusas sociais também são um charme com calça jeans, porém deixe as rasgadas para sair a noite. Ok?! Roupas muito “exóticas” ou chamativas podem causar a impressão errada, portanto, é recomendável que você saiba o que está na moda, porém pondere na hora de escolher para uma ocasião de trabalho.


Dica número 3: Se adeque ao ambiente


Dependendo da empresa há certo tipo de roupa que deve ser usado (ex: algumas empresas pedem terno). Caso sua empresa peça determinado tipo de roupa: USE! Não vale perder o seu emprego dos sonhos por não se vestir de acordo. Caso seja empreendedor, fique atento ao comportamento e regras dos parceiros que irá visitar, pois uma simples reunião pode definir muitas oportunidades futuras e portanto capriche no visual, porém dentro do “ideal” para o cliente.

Dica número 4: Uniforme


Se a empresa fornece uniforme, ótimo! Muitas vezes reclamamos do uso de uniforme, mas a empresa quer que os funcionários sejam identificados então não vá contra. Pense no tempo que você pode economizar pela manhã, já que não precisará escolher a roupa. Veja sempre o lado bom! Se é empreendedor e está montando um negócio, um uniforme é uma boa oportunidade para que outras pessoas reconheçam sua marca, portanto, pense na ideia, mesmo que seja mais simples no início, pois mostrará organização para seus funcionários!


Dica número 5: Apresente-se bem!


Como é bom olhar para coisas bonitas e de aparência agradável (seja qual coisa for). Existem pequenos toques que podem auxiliar nessa “aparência agradável”. A maquiagem é um desses toques extras que nos deixa mais bonitas! Mas fique atenta: Não use a mesma maquiagem que você usou no seu baile de formatura. Aqui menos é mais!Não gosta de se maquiar? Passe pelo menos um batom! Pense que na pior das hipóteses ele vai hidratar seus lábios! Nada de perfumes exagerados. Nem todo mundo gosta de cheiros fortes, mesmo que você ache maravilhoso. Gosto é gosto e cada um tem o seu e isso não quer dizer que você não deva passar perfume, apenas moderar.


Para os homens barba feita ou bem cuidada, cabelo bem cortado, unhas em dia e sapatos e roupas limpas, são o básico para se apresentar de forma saudável e interessante tanto no ambiente de trabalho quanto para parceiros e funcionários. Mais uma vez a primeira impressão é a que fica e precisamos ter cuidado com nossa forma de nos apresentarmos.

Enfim, a sua roupa pode acabar revelando sua identidade então NADA DE EXAGEROS!


E lembre-se a primeira impressão é a que fica e precisamos ter cuidado com nossa forma de nos apresentarmos, pois mostra muito da nossa personalidade!



Carolina Gouvêa - Assistente de Análise de Dados,estudou na UFJF e atualmente

faz mestrado. Adora escrever e tem o Blog Falando de Tudo e um pouco mais!






bottom of page