top of page

Você corre “riscos calculados”?

Um dos comportamentos dos grandes empreendedores, ou dos empreendedores de sucesso, vem da disposição de adotar os famosos “riscos calculados”.


Ao buscar o significado da palavra risco encontramos: “substantivo masculino

  1. p.ext. probabilidade de insucesso, de malogro de determinada coisa, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados. (o projeto está em r. de perder seu patrocínio)


(Houaiss, 2001)


De acordo com o significado da palavra risco, podemos ver que ela se aplica a diferentes áreas da nossa vida (risco de vida, risco em um investimento, risco de roubo...) e está presente em praticamente todas as nossas ações. É a probabilidade de que algo pode acontecer e pode acarretar alguma consequência, ou seja, arriscar faz parte da vida.

Dentro do aspecto financeiro, podemos ver o risco como a possibilidade de o investimento não dar certo ou não apresentar os resultados almejados. Daí a expressão de “correr riscos”, pois um investimento tem essa possibilidade de não render o esperado e esse é o risco que você está correndo.




Nesse aspecto vale a pena ressaltar a diferença entre “correr riscos” e “correr riscos calculados”. Se você está informado, possivelmente irá tomar boas decisões que o levarão a “correr riscos calculados” e não somente se arriscar pela falta de informação.

Isto não quer dizer que um bom empreendedor não irá “correr riscos”. Na verdade uma pessoa que “corre riscos” não é alguém que não o teme, na verdade é alguém que o avalia, como também suas possibilidades e consequências. Um empreendedor está sempre em busca de situações desafiadoras e ligado a estas situações está sempre presente o risco. O que o torna bem sucedido é que o risco não irá paralisa-lo, pois ele avaliou se esse risco vale a pena ser “corrido”.


O empreendedor que corre “riscos calculados”, além de avaliar as possibilidades e consequências, também busca tomar medidas preventivas que busquem minimizar os riscos envolvidos. Estas medidas devem ser tomadas para que os riscos não levem o empreendedor a perder todo o seu investimento. Para isto, se informar das situações a serem enfrentadas, analisar se temos as habilidades necessárias para o investimento, examinar se há recursos disponíveis para “correr o risco” e verificar se você quer “correr o risco” são medidas importantes a serem analisadas na hora de se fazer um investimento.


Deste modo, o risco está presente no cotidiano do empreendedor e sair de uma situação de comodidade é uma característica do empreendedor de sucesso. Mas lembre-se: um empreendedor bem sucedido não irá entrar “de cabeça” em qualquer investimento, ele irá avaliar a situação e ponderar se o investimento vale o risco a ser corrido. Afinal: “Empreender é uma arte, e arriscar-se faz parte”!



Carolina Gouvêa- Assistente de Análise de Dados,estudou na UFJF e atualmente

faz mestrado. Adora escrever e tem o Blog Falando de Tudo e um pouco mais!

bottom of page