top of page

Como me tornei empreendedora

Primeiro eu agradeço a você que me segue nas redes sociais e lê nosso blog! Significa que assim como eu, é uma pessoa que gosta de se informar e ficar por dentro de tudo relacionado ao EMPREENDEDORISMO! Em um relato breve vou contar como me tornei empreendedora e os desafios que estou enfrentando!

Minha vida sempre foi de batalha, minha família era de classe média no interior de Minas e, portanto, nunca tive facilidade em comprar coisas, viajar entre outros. Mas nunca reclamei por isso, acho que sempre tive uma veia empreendedora, pois desde bem nova cheguei a fazer brincos artesanais para vender para minhas colegas na aula e vendi produtos de beleza quando era adolescente para comprar minhas coisinhas, pois sabia que meus pais não tinham condições de me dar, até porque somos três irmãs e ficava apertado para eles agradar a todas. Aos 18 anos mudei para Juiz de Fora- MG para estudar e agora o desafio era maior, porém sem dinheiro para investir e com contas altas de moradia, alimentação e cursinho, o empreendedorismo não era uma opção na época, apesar de ficar guardadinho na cabeça a ideia de uma dia trabalhar por conta própria. Sempre fui muito dedicada a tudo que fazia, gostava de aprender e me adaptava às mudanças, então acho que isso facilitou arrumar emprego e continuar estudando, mesmo que muito nova ainda tivesse que dar conta de casa, contas e conflitos normais de quem mora em república.

Após conseguir entrar na faculdade de Jornalismo em primeiro lugar pelo Prouni, programa do governo que me ajudou a fazer faculdade, consegui uma vaga em uma empresa de logística para trabalhar com Comunicação e Treinamentos, fiquei lá por quase 10 anos e aproveitei ao máximo todos os cursos proporcionados pela empresa e até mesmo um programa de trainee em logística. Consegui fazer minha tão sonhada Pós-graduação em uma faculdade federal.Toda experiência adquirida e cursos me ajudaram muito a entender sobre qualidade no processo de trabalho e ferramentas de análises que de acordo com meu entendimento é super importante saber, independente da área em que você trabalha. Mas o empreendedorismo sempre esteve ali, guardadinho este tempo todo, pois eu não tinha condições de abandonar tudo que tinha para começar do zero, pois não tinha com quem contar financeiramente.

Até quem um belo dia, nem tão belo assim, pelo contrário, me deparei com um dilema na minha vida, sim, estava com início de depressão e por mais que muitas pessoas não entendam e julguem sem saber, não desejo isso nem para meu pior inimigo! Na verdade não tenho inimigo hehe, mas mesmo se tivesse não desejaria. Nesta época a empresa já tinha se tornado uma Multinacional, fiquei afastada uns 8 meses para me tratar e, portanto, quando retornei me informaram que precisavam diminuir as vagas e me mandaram embora! Antes de ficar doente, e não tenho vergonha disso, pelo contrário, me fortaleceu e me amadureceu para ser quem sou hoje, trabalhava praticamente o dia inteiro e sem horário definido, porque gerenciava uma equipe em 3 turnos e quando precisava eu estava lá!

Mas em vez de ver este acontecimento como um problema, enxerguei como uma solução! Sim, solução para melhorar minha qualidade de vida, porque, afinal, já tenho mais de 30 anos hehehe e também uma solução para desenvolver o empreendedorismo. Como sou formada e apaixonada por Comunicação, apenas pensei o que gostava de fazer e através de uma conversa me despertei para o Marketing Digital. Daí veio a corrida para entender melhor sobre tudo isso hehehe, curso e mais cursos, com e sem certificação. Após me sentir segura sobre o assunto, fazer uma proposta interessante e conseguir dois clientes fixos mensais, abri minha empresa. No início de 2016, comecei a "batalha" e claro com riscos, porém todos calculados e com período definido de seis meses para ver se daria certo. Como podem ver, aqui estou eu, começando um blog e com mais de 5 colaboradores de peso e super competentes. Minha empresa vai bem, obrigada e adoro fazer parcerias. Espero que queiram acompanhar o blog e que todas as matérias sejam interessantes e façam diferenças na vida de vocês de alguma forma, seja na vida pessoal ou profissional!

Myriam Valverde Netto Guedes - Adoro comunicação e amo o que faço. Tenho uma empresa

Myriam Valverde Marketing e Consultoria Empresarial e junto com os voluntários deste blog,

pretendo ajudar as pessoas a se tornarem novos empreendedores!

bottom of page